![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Exterior, Fachada](https://images.adsttc.com/media/images/5e7a/7b77/b357/6566/5000/0287/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Exteriores_5_-_copia.jpg?1585085281)
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Arquitetos: Emilio Tuñón Arquitectos
- Área: 5000 m²
- Ano: 2019
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Fotografias:Amores Pictures
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Fabricantes: BANDALUX
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/624c/b357/6549/2a00/0a22/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Exteriores_7.jpg?1585013298)
Uma estratégia, não uma forma
O projeto tenta escutar o lugar e imaginar uma cidade possível que, sem renunciar à nossa época, seja capaz de preservar o modo em que a cidade respira.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Exterior](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/610c/b357/65c4/5c00/0411/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Exteriores_3.jpg?1585012982)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Imagem 19 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/5f5b/b357/6549/2a00/0a13/newsletter/03_PLANTA__443.50.jpg?1585012556)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/62ab/b357/65c4/5c00/0418/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Exteriores_8.jpg?1585013379)
Trata-se, portanto, de encontrar o território comum entre o contemporâneo e aquilo que permite à cidade se reconhecer a si mesma; uma figura, ou melhor, uma estratégia, que contenha em si mesma as duas faces.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores, Concreto](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/604c/b357/65c4/5c00/040e/newsletter/_fi.jpg?1585012784)
Uma estratégia considerada em termos de oportunidades. Um conjunto de regras ditadas pelas preexistências. Uma reinterpretação das mesmas que fazem do projeto, contentor e contido, um presente para a cidade.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/64ba/b357/6549/2a00/0a2a/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_7.jpg?1585013905)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Imagem 23 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/602e/b357/6549/2a00/0a18/newsletter/08_SECCI%C3%93N.jpg?1585012766)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores, Escada](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/63ac/b357/65c4/5c00/041c/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_3.jpg?1585013645)
Um limite que é ponto de encontro
O terreno conforma uma fronteira na cidade, tanto na história, às margens da idade média do casco antigo, como na geografia, elemento que se eleva e forma as quebras de um vale.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/6548/b357/65c4/5c00/0423/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_9.jpg?1585014060)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Imagem 25 de 26](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/5f31/b357/65c4/5c00/040a/newsletter/01_AXONOMETRIA.jpg?1585012515)
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/64d2/b357/65c4/5c00/0420/medium_jpg/Helga_de_Alvear_-_Interiores_8.jpg?1585013950)
A proposta devolve ao local o caráter de território de trânsito e intercâmbio que foram as zonas "extra-muros", e o transforma em permeável. A partir da rua Pizarro, sob a fachada preexistente, e através do jardim posterior, se desenvolve um percurso público que é uma ligação a mais na cadeia de praças e ruas pelas quais se percorre o Cáceres antigo, e é o modo natural de vencer o desnível que leva à parte nova da cidade.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/6436/b357/6549/2a00/0a29/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_5.jpg?1585013772)
Assim como a arte, antes um privilégio de uma elite, se torna acessível, o edifício também se pretende um trompe l´oeil urbano, sem eliminar, mas retorcendo e diluindo o único limite que quase sempre permanece, o que é dos poucos e o que é de todos, articulando no vazio uma artéria pública que atravessa sem tocar a esfera do privado.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores, Madeira](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/644d/b357/65c4/5c00/041e/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_6.jpg?1585013818)
A presença do possível: aquilo que permanece e aquilo que muda
O projeto é fiel à essência do que existe e o conjunto que se propõe não difere muito do que o edifício é hoje: uma casa com um jardim.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Interiores](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/62cb/b357/65c4/5c00/0419/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Interiores_1.jpg?1585013427)
Os traços fortes permanecem, a volumetria rotunda quase intacta, o reflexo distorcido da geometria ortogonal e pedregosa da "Casa Grande", mas o aparente hermetismo dissolve-se nos caminhos exteriores acessíveis. Uma "casa", também em relações às funções, que aloja o núcleo administrativo com que funcionará o centro, e uma "casa nova", para o lazer e o percurso agradável, no qual se localizam também as áreas de armazenamento e as instalações que alimentarão o edifício.
![Museu de Arte Contemporânea Helga de Alvear / Emilio Tuñón Arquitectos - Fotografia de Exterior, Concreto](https://images.adsttc.com/media/images/5e79/6074/b357/6549/2a00/0a19/newsletter/Helga_de_Alvear_-_Exteriores_2.jpg?1585012823)